Como funciona o Google Wi-Fi e como ele vai mudar a sua rede?
Para ter uma ótima cobertura WiFi diferentemente de tudo que você já teve antes, você precisa dar uma olhada na rede sem fio mesh. Ela consiste basicamente em um determinado número de pequenas e bonitos roteadores que interagem entre si e cobrem o espaço com o mesmo sinal de WiFi. Esses roteadores possuem dois rádios, uma para envio e outro para recebimento simultâneo, utilizando assim a taxa de transferência ao máximo.
O Google está oferecendo agora seu próprio roteador sem fio — Google Wifi. É um sistema modular com módulos de boa aparência que são colocados através de todo o espaço para criar uma conexão sólida de rede em qualquer ponto da área coberta. O Google Wifi também utiliza o recurso chamado Network Assist, que realiza o trânsito automático dos dispositivos conectando eles ao ponto com o sinal mais forte, dependendo de onde o dispositivo está localizado no momento.
O Google Wifi é como o Eero e o Luma — dois sistemas de roteamento WiFi de malha (mesh) que fornecem uma cobertura uniforme graças aos belos módulos distribuídos pelo espaço. O Eero chama a sua abordagem claramente conforme a tecnologia por trás dela: malha de rede. Enquanto o Luma é comercializado como “Luma Surround”. O Google faz a propaganda de seu produto como uma “tecnologia mesh”, bem como, suportado por bases “modulares” que você pode alterar pela adição ou movimentação de módulos de acordo com suas necessidades de rede.
Roteador Wi-Fi do Google
O NetSpot em breve fornecerá uma comparação real de uso de todas estas tecnologias em um mesmo edifício. É aí que os titãs vão poder provar qual deles realmente é o mais poderoso fornecedor de cobertura sem fio.
Todos os projetos acima descritos funcionam de forma semelhante, começando com um roteador conectado ao seu modem e expandindo sua rede através da adição de módulos. Quanto as preocupações de segurança, todos os novos módulos adicionados à rede terão que ser módulos “confiáveis”, assinados pelo mesmo fabricante.
Não se esqueça que as redes mesh não são uma panaceia e podem necessitar de algum investimento pesado.
Nossos primeiros testes demonstraram que estes dispositivos são propensos a superaquecimento e ficam muito quentes o tempo todo quando eles estão ligados.
Embora você definitivamente recebe a melhor cobertura com os 3 módulos do Google Wifi ou do Eero, às vezes, essas tecnologias demasiadas inteligentes podem pregar uma peça, reduzindo severamente a qualidade da cobertura quando dispositivos mais antigos e lentos são conectados à ela. Ainda precisamos testar para ver melhor como o novo conceito se comporta.
O Google Wifi se preocupa com a aparência também. Como mencionamos antes, os roteadores são limpos e de boa aparência e tem uma forma de um pequeno cilindro branco, ao contrário de uma caixa normal de Internet com antena. Desta forma, você pode incorporá-lo em sua sala de estar ou ambiente de trabalho sem precisar esconde-lo, o que lhe dá mais opções de locais para posicioná-lo onde a cobertura melhor fique.
Esta solução vai funcionar muito bem para casas maiores, que estão mais propensos aos pontos cegos. Segundo o Google, um único Google Wifi pode funcionar em espaços de até 1.500 m², enquanto que os três módulos operando em conjunto podem cobrir casas de até 4.500 m². Os módulos são configurados em questão de minutos e são de banda dupla, com duas portas em cada dispositivo, as velocidades são AC1200, os rádios 802.15.4 também possui Bluetooth.
Atualmente, os roteadores são geridos através do OnHub’s no app Google On — que em breve deve tornar-se “Google Wifi” também. Ele reparte o uso de dados para você e permite que você veja os dispositivos conectados à rede e gerencie o acesso deles à Internet.
A app companheiro para dispositivos Android e iOS inclui o controle de pais para que os dispositivos de seus filhos usem a rede.
Embora o Google Wi-Fi se esforce para fornecer uma cobertura uniforme, nós ainda recomendo verificar a cobertura de sua rede Wi-Fi e intensidade do sinal Wi-Fi com o app NetSpot que faz o levantamento do local.