Agora que você ficou interessado em acessar o seu roteador WiFi, vamos falar sobre como você pode realmente realizar esta tarefa. Existem semelhanças no processo, independentemente do tipo de roteador que você está usando, além de algumas diferenças que ilustramos ao observar os três seguintes roteadores. Falaremos sobre os roteadores D-Link, Netgear e Linksys genéricos, em vez de modelos individuais, pois o processo de login é o mesmo para os produtos de cada fabricante.
Existem duas informações necessárias independentemente do roteador que você está acessando.
Credenciais do roteador — Usuário e senha que você precisa para acessar o roteador. Se você não alterou a senha padrão e também não a conhece, pode encontrá-la em sites como http://www.routerpasswords.com/. Nele você encontrará listagens de IDs e senhas para todas as marcas e modelos de roteadores.
Endereço IP do roteador — Você colará este endereço IP no seu navegador da web para acessar seu roteador. Veja como encontrá-lo:
macOS — Preferências do Sistema > Rede > Avançado > TCP/IP mostrará o endereço IP do roteador.
Windows — Abra um prompt de comando e digite ipconfig. O gateway padrão indicará o endereço IP do seu roteador.
Depois de ter essas duas informações, dependerá apenas da interface fornecida pelo fabricante do roteador. Aqui está como chegar ao seu roteador e o que esperar quando você chegar lá.