Não só cada membro da sua família possui um smartphone e um computador, mas agora você também tem uma série de gadgets inteligentes em casa e quase todos conectados ao mesmo e velho roteador WiFi do seu provedor de muito tempo atrás.
Se você é como a maioria das pessoas, cujo o número de dispositivos sem fio, Internet-permitidos em seu repouso aumentou exponencial sobre os anos.
Não só cada membro da sua família possui um smartphone e um computador, mas agora você também tem uma série de gadgets inteligentes em casa e quase todos conectados ao mesmo e velho roteador WiFi do seu provedor de muito tempo atrás.
Não é de se admirar que o seu download e upload velocidades tornaram-se baixos e que a sua conexão à Internet cai mais frequentemente do que nunca. A solução é aparentemente óbvia: você precisa de um roteador wifi novo.
Mas antes de comprar na Amazon um modelo top de linha, pare e pense por um segundo, vamos explicar quais as opções que você deve levar em conta para a sua rede doméstica sem fio. Queremos falar sobre a diferença entre redes de malha e redes tradicionais de hub e spoke.
A maioria dos usuários domésticos dependem da topologia estrela. Esta topologia é caracterizada por um roteador central conectado à Internet e dispositivos periféricos, chamados nós, que se conectam à Internet através do roteador central.
A principal vantagem desta topologia de rede é a sua facilidade em configurá-la. Na maioria dos casos, tudo que você tem a fazer é conectar dois cabos no roteador central e selecionar uma senha WiFi. A principal desvantagem, por outro lado, é a falta inerente de escalabilidade.
Porque todos os dispositivos que querem se conectar à Internet tem que passar por um único roteador central, é muito fácil chegar ao ponto em que o roteador simplesmente não pode processar mais informações em tempo real, o que resulta em lentidão e lags.
Você poderia, é claro, obter um roteador melhor, mas que só iria lhe comprar algum tempo sem realmente resolver o problema real. Redes de malha representam uma solução muito mais “à prova de futuro”.
Uma rede de malha é composta de vários pontos de acesso que todos se conectam diretamente uns aos outros. Para uma rede de malha funcionar, apenas um ponto de acesso tem que estar conectado à Internet, mas também é possível conectar mais de um ponto de acesso à Internet por razões de desempenho.
Em vez de ir diretamente para um único roteador central, os dados em redes de malha saltam de nó para nó até que atinjam um ponto de acesso conectado à Internet. Se um nó em uma rede de malha cair, a rede pode automaticamente se curar e reencaminhar os dados. Um novo nó pode se conectar a uma rede de malha automaticamente, simultaneamente fortalecendo a rede enquanto aproveita a largura de banda.
A principal desvantagem das redes de malha reside na sua complexidade. Até há relativamente pouco tempo atrás não havia muitos sistemas de rede mesh caseiras que poderiam ser implantados sem configuração direta. No entanto a situação mudou, com empresas como o Google entrando no mercado com soluções acessíveis de wifi de malha para uma adoção em massa.
Em geral, as redes de malha são excelentes em cobrir grandes áreas com um forte, e consistente sinal WiFi. Se você usar uma ferramenta de vigilância WiFi, como a NetSpot, para medir e visualizar a força do seu roteador sem fio, você vai notar que o sinal fica progressivamente mais fraco conforme se distancia do roteador de uma forma uniforme.
Digamos que você quer aumentar a força de seu WiFi de casa para cobrir seu pátio. Você compra um roteador sem fio mais forte, que cumpre a função, mas também estende o alcance da sua rede doméstica para todas as direções, potencialmente expondo-a a hackers e pessoas à procura de um acesso gratuito à Internet.
Uma rede de malha permite que você estenda sua rede WiFi de casa como quiser. Com a ajuda do NetSpot, você poderia configurar sua rede de malha doméstica para cobrir sua casa com um sinal sem fio forte, mas não ir mais longe do que isso. O NetSpot também pode ajudá-lo a solucionar problemas comuns de rede e descobrir redes sem fio próximas, o que pode estar causando uma interferência.
Atualmente, roteadores de malha vêm em todos os tamanhos e formas, e seu custo tornou-se relativamente acessível ao longo dos anos. Você quer selecionar um roteador de um fabricante respeitável que possa fornecer atualizações de segurança por muitos anos.
Você também quer que o roteador seja fácil de gerenciar e funcione sem muita configuração assim que o instala. Esteja atento a taxas ocultas e pagamentos anuais pois nem todos os fabricantes são explícitos sobre o custo real de suas soluções.
Abaixo estão os três melhores roteadores WiFi e sistemas de malha de casa. Todos os três vêm de empresas estabelecidas, são fáceis de configurar, e podem ajudá-lo a cobrir a sua casa com um sinal forte sem fio.
O Eero Home Wi-Fi System é uma solução de malha caseira que começa em $299 pelo pacote básico, que inclui um roteador Eero WiFi e um beacon Eero que cobre perfeitamente a casa com um WiFi rápido e confiável.
Para cobrir uma área maior, você pode comprar os beacons adicionais da Eero por $149 e adicioná-los facilmente a sua rede doméstica. Tanto o roteador Eero quanto os beacons da Eero são elegantemente pequenos e prontos para serem montados na parede.
Google mesh WiFi System traz velocidade e confiabilidade a um preço atraente. Um único ponto de WiFi do Google pode cobrir uma casa ou um apartamento pequeno, enquanto três pontos de WiFi de Google são o bastante cobrir até mesmo uma grande casa.
O Google WiFi system é controlado usando o Google WiFi Companion app, que permite que você veja o que está conectado à rede, execute um teste de velocidade, solucione problemas, configure uma rede de convidados, e muito mais. O preço de um único ponto WiFi é de apenas $119, e um pacote de três pontos custa $269.
O Linksys Velop é um modular de alto desempenho com sistema de malha WiFi para usuários domésticos e de negócios. O sistema está disponível em um pacote com Um, dois, ou três, dando-lhe a flexibilidade para escolher a solução certa para você.
Velop funciona com todos os tipos casa, das mansões de diversos andares às casas estilo rancho ou apartamentos. Um pacote de três pontos de acesso custa $449, e um único ponto de acesso custa $197 quando comprado individualmente.
Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 11+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.
Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.