Estamos tão acostumados a ter uma rede Wi-Fi em casa que muitas vezes nem sequer pensamos nos desafios que ela possui.
Se você, muitas vezes, vivencia a perda de sinal Wi-Fi em sua casa e os pontos cegos o deixam louco, pode ser hora de obter um novo roteador wifi.
Estamos tão acostumados a ter uma rede Wi-Fi em casa que muitas vezes nem sequer pensamos nos desafios que ela possui.
Com a quantidade de jogos online e streaming de vídeo 4k em execução, além de toneladas de aparelhos celulares de última geração tentando se conectar à rede ao mesmo tempo, os roteadores mais antigos não são mais páreos para isso.
Os roteadores que dependem de padrões mais antigos de Wi-Fi geralmente possuem um desempenho abaixo do esperado e você pode começar a experimentar queda de conexão, jogos online lentos, carregamento lento de páginas da web e travamento nos vídeos online.
Tire o máximo proveito do seu roteador WiFi com o NetSpot.
Pode ser uma dor de cabeça comprar roteadores sem fio e configurá-los. Assim, ninguém está disposto a mexer na Wi-Fi, mesmo que ela não esteja funcionando corretamente. No entanto, sempre vai chegar o ponto que você não vai mais aguentar e então precisará fazer um upgrade. Siga estas três dicas simples para trocar de roteador sem complicações.
1. Escolha o padrão 802.11ac
Em primeiro lugar, verifique se o novo roteador sem fio possui suporte ao padrão 802.11ac (ou Gigabit Wi-Fi). Mesmo no nível muito básico, o 802.11ac oferece 1300Mbps de taxa de transferência. Isso é mais de duas vezes a velocidade oferecida pelo padrão antigo e realmente funciona com aparelhos mais antigos.
A maioria dos smartphones, tablets ou computadores de hoje em dia tem suporte ao 802.11ac. Os roteadores 802.11ac modernos lidam com múltiplas conexões simultâneas, isso é bastante importante em redes Wi-Fi que abrigam muitos dispositivos.
O padrão Wi-Fi é chamado de 802.11 seguido por a, b, g, n ou ac. As letras são destinadas a explicar a versão, sendo a última a mais rápida e a primeiro a mais lenta. Contudo, todas versões são compatíveis entre si.
2. Banda Única vs. Banda Dupla
Toda a comunicação sem fio ocorre em bandas de frequências específicas. Todos os dispositivos sem fio até o 802.11g operam, conforme as normas, na banda de frequência 2,4 GHz. A frequência 5 GHz foi acrescentada a partir do padrão 802.11n porque banda de 2,4 GHz estava sobrecarregada com todos os dispositivos sem fio.
Alguns dispositivos são do tipo banda única, e só podem ser usados na banda de 2,4 GHz, enquanto os dispositivos de banda dupla podem usar tanto na frequência de 2,4 GHz quanto na de 5 GHz.
A de 2,4 GHz é chamada de rádio N e a de 5 GHz é chamada de rádio AC. Desta forma, os dispositivos que suportam o 802.11n ou o padrão mais recente 802.11ac, tem duas maneiras de transferir os dados e a banda antiga é limitada em termos de velocidade, enquanto a mais recente permite velocidades mais rápidas.
Os dispositivos de banda dupla são divididos em dispositivos de banda dupla selecionáveis e simultâneos. Os roteadores de banda dupla selecionáveis vai deixar você alternar entre as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, enquanto os de banda dupla simultânea permitem o uso de ambas as bandas juntas, de modo que podem gerar duas redes diferentes que podem operar ao mesmo tempo em duas bandas diferentes.
Isto vem a calhar para dispositivos como NAS, servidores de streaming de mídia, computadores portáteis de jogos, etc. Graças à faixa mais larga, estes dispositivos podem operar em uma velocidade maior com o mínimo de atraso. Outros dispositivos como smartphones, tablets e laptops normais, que não precisam de altas velocidades pode operar na banda de 2,4 GHz e se beneficiar de uma maior gama de funcionamento.
3. Canais WiFi do roteador
Quase todos os roteadores Wi-Fi oferecem a possibilidade de alternar entre os diferentes canais em sua interface. Mas é bom ter em mente que existem diferentes redes WiFi operando em cada canal, de modo que fazer a mudança de canal pode não melhorar a conexão, na verdade, pode até piorar. No entanto, pode valer a pena tentar, pois a maioria das redes opera no canal padrão e ele, muitas vezes, é o mesmo em todas.
Há mais canais que não são sobrepostos na banda de 5 GHz, oferecendo mais opções sem interferência e maior velocidade. Os canais não sobrepostos disponíveis nesta banda incluem o 36, 40, 44, 48, 149, 153, 157, 161 e 165, e a maioria dos roteadores AC e high-end suportam eles também.
Existem soluções especiais que o ajudam a verificar a interferência de canal e a trocar os canais para os mais apropriados para cada conexão. É altamente recomendável baixar o NetSpot para obter um gráfico com todos os canais. Ele irá recomendar qual dos canais é o melhor para utilizar. Isso ajudará a melhorar a velocidade da rede quando a interferência é o problema.
4. Classe e Velocidade do Roteador WiFi
As diferentes versões dos protocolos não são tão difíceis de serem diferenciadas, no entanto, as classes podem ser complicadas. Os a maneira que os roteadores sem fio são nomeados, adicionalmente com o nome e modelo da marca do fabricante, pode dificultar as coisas, pois a parte que trata do nome de modelo é comum a muitos roteadores sem fio feitos por diferentes fabricantes.
A versão da Wi-Fi do roteador em maiúsculas (A, B, G, N ou AC) é seguida por um número de três ou quatro dígitos que representa a classe do roteador.
Uma classe de 1200 de um roteador Wifi 802.11ac tem a designação AC1200, e uma classe 900 do roteador 802.11n é chamada de N900, independentemente do seu fabricante. Estes números são importantes, pois são baseados na velocidade máxima do link suportada por este roteador.
Na maioria das vezes, quanto maior for este número, mais rápido o roteador é. No entanto, nem sempre obter um roteador de classe alta será 100% sucesso, pois talvez seus dispositivos que irão conectar no roteador não suportaram tal classe elevada.
Se tratando de uma classe de um roteador de banda dupla simultânea, a parte numérica não é a velocidade real do link. O AC1200 não significa 1.200 Mbps de velocidade. Na verdade, é a combinação das velocidades de link das bandas 2,4 GHz e 5 GHz do roteador, o que significa, 300 Mbps e 867 Mbps respectivamente.
O gráfico abaixo mostra as velocidades máximas de link das classes dos roteadores modernos de banda dupla simultânea em cada banda. Lembre-se que estas velocidades são máximos teóricos em que seus dispositivos podem se conectar ao roteador dadas as condições ideais.
Classe do Roteador | Link Max de 2.4 N GHz (Mbps) | Link Max de 5 GHz AC (Mbps) |
AC1900 | 600 | 1300 |
AC1750 | 450 | 1300 |
AC1600 | 300 | 1300 |
AC1300 | 450 | 867 |
AC1200 | 300 | 867 |
AC750 | 300 | 433 |
AC580 | 150 | 433 |
N900 | 450 | 450 |
N750 | 450 | 300 |
N750 | 300 | 450 |
N600 | 300 | 300 |
5. Alcance do Roteador Wifi
Como está destinado a ser, a cada nova atualização da tecnologia surgem melhorias, e isso é exatamente verdade para o alcance da WiFi 802.11a até a 802.11n. No entanto, a mudança para 5 GHz a partir da versão N, na realidade, reduz o alcance devido às limitações de frequência mais elevadas para os obstáculos. Dentro do alcance de ambos, N e AC, você vai ter uma velocidade superior à mesma distância para a AC, em vez de N.
Há muitos outros fatores envolvidos para determinar o alcance de um roteador. Importa como hardware é construído, a maneira como a antena do router WiFi está ligada, a qualidade da antena, etc. A maioria dos roteadores de alta qualidade no modo N deve cobrir cerca de 45 metros e 90 metros ao ar livre. Já o alcance no modo AC, quanto menos dispositivos conectados, maior o alcance.
Antes de obter um roteador Wi-Fi, pesquise sobre o seu alcance, seja testando ele por conta própria se houver possibilidade, ou seja, lendo os comentários sobre ele. Existe a possibilidade de aumentar o alcance do roteador WiFi que você já tem em casa, substituindo a sua antena(s) por uma antena(s) de maior alcance. Obviamente, isto só irá funcionar nos roteadores com antenas destacáveis.
6. O número de conexões simultâneas
Você também deve considerar a quantidade máxima de dispositivos que o seu roteador Wi-Fi permite conectar de uma vez só. Os roteadores do padrão N oferecem até 30 clientes simultâneos, enquanto os roteadores AC oferecem um número maior, próximo do 100. Para fins gerais, 30 deve ser o bastante, mas para um lugar de maior movimento e utilização, um AC é uma opção melhor.
7. Recursos de segurança do software e do roteador Wi-Fi
Se você quiser controlar o que se passa através de seu roteador sem fio, você deve considerar o roteador com um firmware avançado com um firewall de qualidade e recursos adicionais. Também é possível permitir a instalação de um firmware de terceiros como o DD-WRT com recursos adicionais.
Existem roteadores Wi-Fi que ajudam a controlar o quanto seus filhos estão expostos à informação na Internet, permitem gerenciar o acesso com base no tempo, oferecem acesso de convidado para os visitantes que não precisam saber sua senha Wi-F.
A localização do roteador sem fio é bastante importante também. Mesmo movimentos mais suaves fazem a diferença, pois o roteador está competindo com vários outros dispositivos 2.4GHz e/ou 5GHz. E você sabia que a construção e os materiais utilizados para construir a casa também afetam a força do sinal?
Os fabricantes de roteadores levam isso em conta e fazem o seu melhor para entregar dispositivos com um design agradável e menor, sem antenas que ficam para fora do corpo dele. Se o roteador WiFi ter um visual adorável, você pode ser capaz de colocá-lo em um local melhor onde o sinal é excelente.
Em geral, o centro da sua casa deve ser o ideal para obter o máximo de cobertura e desempenho da Wi-Fi de qualquer roteador sem fio que você escolha. E com um design moderno você poderá colocá-lo onde quiser e ele irá fornecer a melhor qualidade de cobertura que existe.
O plano perfeito para criar a rede perfeita WiFi é gerar um mapa de calor da sua casa ou escritório com o app da NetSpot. Ele irá mostrar as zonas mortas e áreas onde o sinal se degrada de forma mais drástica.
Assim que tiver o mapa de calor em suas mãos, começar a posicionar o roteador sem fio em outros lugares para ver o local ideal.
Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 11+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.
Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.